Universidade Federal de Uberlandia
Instituto de Geografia
Laboratorio de Ensino de Geografia

Revista de Ensino de Geografia

ISSN: 2179 - 4510

Início A Revista Normas Edições Anteriores Contato

Uberlândia, Volume 5, n. 8, jan./ jun. 2014.

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRINCÍPIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Aline de Freitas Roldão

RESUMO

O foco do presente trabalho foi aplicar um estudo sobre a Climatologia Geográfica, abordando seus aportes teóricos e práticos, para alunos do 7° Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU). O mesmo justifica-se pela importância em trazer aos alunos do 7° Ano do Ensino Fundamental conceitos e terminologias específicos da área de Climatologia, diferenciá-los e abordar o conteúdo de forma mais completa, uma vez que os livros didáticos e/ou apostilas adotados nos sistemas de ensino geralmente apresentam abordagens superficiais, muitas vezes não transcendendo os muros escolares. Os conteúdos foram abordados em nove etapas, uma vez por semana, a fim de não causar transtornos aos conteúdos programáticos planejados pelo professor da turma ao longo dos meses de desenvolvimento do mesmo.

Palavras-chave: Educação; Ensino Fundamental; Climatologia.

PARA VISUALIZAR CLIQUE AQUI