Volume 6, número 11, jul./dez. 2015.

O PROFESSOR É, A PRIORI, RESPONSÁVEL PELA MOTIVAÇÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA

Elaine Cristina Soares Surmacz e Rosana Cristina Biral Leme

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação e Ensino de Geografia, acontecida nos anos de 2013 e 2014. O objetivo geral da pesquisa esteve em identificar as metodologias utilizadas por professores no ensino da Geografia e investigar se e como essas metodologias podem contribuir para ampliar o interesse dos alunos pelos conteúdos geográficos. A delineação da pesquisa admitiu uma opção metodológica que privilegia os aspectos qualitativos. Buscamos subsídios na Teoria Histórico-Cultural e, como perspectiva didática, na Pedagogia Histórico-Crítica. A investigação se deu em escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e Médio, localizadas em municípios do estado do Paraná. As escolas estão classificadas em modalidades distintas de educação, sendo uma na modalidade Educação do Campo e outra na modalidade comum de ensino. Os resultados, aqui apresentados, referem-se ao ano de 2013, primeira etapa da pesquisa, que está fragmentada em dois momentos. Como instrumentos de coleta de dados, fizemos uso de: observações, entrevistas informais, pesquisas bibliográficas. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras de Geografia e quatro turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II. Ao final da pesquisa, concluímos que o professor e suas escolhas metodológicas são responsáveis pela mobilização e motivação do aluno para a aprendizagem dos conteúdos geográficos.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Metodologia. Motivação. Aprendizagem.

TEACHER IS, A PRIORI, RESPONSIBLE FOR STUDENT MOTIVATION IN THE CLASSROOM

This article is the result of a Master thesis in Education and Geography Teaching, held in the years 2013 and 2014. The overall objective of the research was to identify the methodologies used by teachers in the teaching of Geography and investigate if and how these methodologies can contribute to increase the interest of the students by geographic content. The delineation of the research admitted a methodological option that emphasizes the qualitative aspects. We seek subsidies in the Historic-Cultural Theory and, as a didactic perspective, the Historical-Critical Pedagogy. The research took place in public schools of primary and secondary schools, located in the Paraná state countyes. Schools are classified into different types of education, one in Rural Education and another in the common mode of teaching. The results presented here are for the year 2013, the first stage of the research, which is fragmented into two parts. As data collection instruments, we made use of: observations, informal interviews, literature searches. The subjects of this survey were two Geography teachers and four classes of 6th grade of elementary school II. At the end of the study, we conclude that the teacher and the methodological choices are responsible for providing mobilization and motivation to the students for geographic content learning.

Keywords: Geography Teaching. Methodology. Motivation. Learning.