Volume 6, número 11, jul./dez. 2015.

ENSINAR PELA PESQUISA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O PAPEL DO PROFESSOR-PESQUISADOR

André Quandt Klug, Adriana Dal Molin e Liz Cristiane Dias

Este artigo aborda o tema da pesquisa em meio ao contexto escolar, discute-se a temática a partir da concepção do professor-pesquisador, bem como, da pesquisa entendida como metodologia de ensino, articulando tais concepções ao ensino de Geografia, partindo-se da concepção de Educação Geográfica. Neste sentido, tem-se como principal objetivo discutir o papel e a importância do chamado, professor-pesquisador no âmbito do Ensino de Geografia, advoga-se ao longo do texto, a ideia de que a atuação do professor-pesquisador, e o ensino pela pesquisa, potencializam o Ensino de Geografia pautado em uma concepção de Educação Geográfica. A metodologia utilizada para construção do texto compõe-se de uma revisão de literatura acerca das temáticas pertinentes. Desta forma, o texto está organizado em torno de três tópicos principais, a saber, primeiramente discute-se a questão do professor-pesquisador e o modo como a pesquisa potencializa seu fazer pedagógico, em um segundo momento, discute-se a concepção de Educação Geográfica, e por fim, busca-se relacionar a temática da pesquisa para com a efetivação da Geografia Escolar pautada na concepção de Educação Geográfica.

Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Geografia.

TEACHING BY THE RESEARCH: GEOGRAPHIC EDUCATION AND THE ROLE OF THE TEACHER-RESEARCHER

The present article approaches the issue of research through the school context. It is discussed the theme from the idea of the teacher-researcher, as well as research being understood as teaching methodology, linking these concepts to Geography teaching, starting from the idea of Geographic Education. In this sense there is, as the main objective to discuss, the role and importance of the call, a research professor in the Geography Teaching. It is presented, throughout the text, the idea that the role of the teacher-researcher, and teaching by the researches, improving the Geography Teaching guided by a conception of Geographic Education. The methodology used for the text construction consists of a literature review based on relevant issues. Thus, the text is organized around three main topics. First, it is discussed the issue of teacher-researcher and how research strengthens its pedagogical practice. Second, it is discussed the idea of Geographic Education. Finally, it is presented the importance of seeking to relate the theme of research towards the understanding of Geography at school based on the conception of Geographic Education.

Keywords: Education. Research. Geography.