Volume 6, número 11, jul./dez. 2015.

O USO DO VÍDEO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Fernanda Borges Neto e Vânia Rúbia Farias Vlach

Recentemente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) divulgou, em seu 11º Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, informações acerca da situação educacional dos Estados nacionais. O relatório mostra que persiste a exclusão dos grupos mais marginalizados, destaca que a alfabetização de adultos não avançou, e que o número de adolescentes fora da escola está estagnado. No ranking mundial sobre o número de adultos analfabetos, o Brasil ocupa o 8º lugar, reforçando a necessidade de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente artigo é parte de nossa pesquisa de mestrado “A Geografia escolar do aluno EJA: caminhos para uma prática de ensino”, cujos objetivos foram: conhecer e compreender o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de Geografia; investigar como o ensino de Geografia é praticado nas salas de aula de EJA; analisar a aprendizagem dos alunos da EJA no que concerne aos conteúdos geográficos ensinados e identificar, analisar e propor metodologias adequadas para o ensino de Geografia em classes de EJA, do ensino fundamental. Nesse artigo, discutimos o uso do vídeo como recurso didático e seu papel nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia. Após a realização de duas práticas pedagógicas em turmas diferentes, constatamos sua contribuição ao educando da EJA, pois lhe oferece a possibilidade de lançar um “novo” olhar sobre o espaço geográfico, resultado da disputa de poderes e interesses, geralmente conflituosos e contraditórios.

Palavras-chave: Geografia. Ensino. EJA. Recursos Didáticos.

VIDEO USE IN GEOGRAPHY TEACHING FOR THE YOUTH AND ADULT EDUCATIONT

Recently, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), released on its 11th Education for All Global Monitoring Report information about the educational situation of national states. The report shows that the exclusion of marginalized groups persists, points out that adult literacy has not advanced, and that the number of adolescents not attending school is stagnant. In the global ranking on the number of adult illiterates, Brazil occupies the 8th place, reinforcing the need for public policies for the Youth and Adults Education (EJA). This article is part of our master's research "The adult education student Educational Geography: paths for a teaching practice", whose objectives were to know and understand the development of Geography teaching and learning processes; to investigate how Geography teaching is practiced in adult education classrooms; to analyze the adult education students learning regarding the Geographic contents taught and to identify, to analyze and to propose appropriate methodologies for teaching Geography in adult education classes of elementary school. In this article, we discuss the use of video as a teaching resource and its role in Geography teaching and learning processes. After conducting two pedagogical practices in different classes, we realized its contribution to the EJA student because it offers him the possibility of launching a "new" look at the geographic space, a result of the powers and interests dispute, often conflicting and contradictory.

Keywords: Geography. Education. EJA. Educational resources.