Volume 7, número 13, jul./dez. 2016.

O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UNEB - CAMPUS XI

Wellington Santana de Andrade e Ednice de Oliveira Fontes Baitz

A formação de professores na sociedade contemporânea é um desafio constante e a criação de políticas públicas é fundamental para que sejam aprimoradas as ações de ensino nos diferentes espaços educacionais. Este estudo objetiva abordar a complexidade da formação do professor de Geografia na sociedade atual, resultante de um programa que busca enquanto política pública contribuir para formação do professor de Geografia, o PIBID na UNEB - Campus XI. Este artigo tem como base uma abordagem qualitativa, o mesmo está alicerçado em pesquisas bibliográficas em artigos científicos, livros, revistas, dissertações e teses. Também, houve pesquisa documental em fontes secundárias (Projeto PIBID Capes, Projeto PIBID / UNEB, subprojeto PIBID / Geografia UNEB - Campus XI e Projeto Político Pedagógico do curso), além de observação e vivências das práticas do grupo PIBID / UNEB - Campus XI, por conseguinte, reflexões dos dados e sistematização das ideias. A partir das ações do subprojeto PIBID / Geografia foi constatado que este programa é um importante instrumento, pois possibilita fortalecer a capacitação dos professores, os quais atuarão na escola básica, o mesmo tem dado suporte para que os estudantes bolsistas de iniciação à docência vivenciem o espaço escolar semanalmente, compartilhando experiências com docentes tanto na universidade como na escola, favorecendo a reflexão e a construção de práticas pedagógicas importantes para formação.

Palavras-chave: Formação docente. Política pública PIBID. Professor de Geografia.

THE PIBID AND THE GEOGRAPHY TEACHER EDUCATION AT THE UNEB - CAMPUS XI

Teacher education in contemporary society is a constant challenge and the creation of public policies are fundamental to the educational actions are enhanced in different educational spaces. This study aims to addresses the complexity about the Geography teacher education in current society, resulting from a research concerning the contribution of the public politic PIBID for the Geography teacher education in UNEB - Campus XI. This article is based on a qualitative approach, it is based in bibliographic research in scientific articles, books, journals, essays and theses. Also, there was documentary research in secondary sources (PIBID Project Capes, PIBID Project UNEB, subproject PIBID Geography UNEB-Campus XI and Pedagogical political project of course), besides observations and experiences of group practices PIBID UNEB-Campus XI therefore reflections and systematization of data. So, from these actions it was found that the PIBID subproject Geography is an important tool, because it allows to strengthen the training of teachers, which will act on primary school, the same has given support for students initiation grant holders to the teaching live the school space weekly, sharing experiences with faculty both in University as the school, encouraging reflection and construction of important pedagogical practices for training.

Keywords: Teacher education. Public policy PIBID. Geography teacher.