Volume 7, número 13, jul./dez. 2016.

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE

Gil Anderson Ferreira Silva e Josélia Saraiva e Silva

O presente trabalho vislumbra apresentar resultados de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí que teve como objeto de investigação a representação social de espaço geográfico piauiense. No ensejo, socializamos a representação social capturada no grupo de alunos de 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais em Teresina-PI; bem com refletimos o conteúdo, a estrutura e o sentido atribuído a esta representação social. Na fundamentação teórica destacamos Moscovici (1978), Jodelet (2001), Abric (2001), Silva (2007). Atinente às técnicas utilizadas no manuseio dos dados, utilizamos como instrumentos de coleta de dados o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e o questionário. Na tabulação, tratamento e análise dos dados fizemos uso do software EVOC e da técnica de análise categorial de conteúdo (BARDIN, 1986). A representação encontrada é constituída por elementos predominantes do senso comum e tem em seu núcleo as evocações “Grande”, “desgastado”, “rios” e “cidade”.

Palavras-chave: Geografia. Ensino. Piauí.

GEOGRAPHY OF SOCIAL PIAUÍ SPACE REPRESENTATION

The present work envisions present research results developed at Masters level with the Program Postgraduate Geography, Federal University of Piauí which had as object of investigation the social representation of geographic space piauiense. On occasion, we socialize the captured social representation in the student group 3º year of high school in public schools in Teresina-PI; and to reflect the content, structure and the meaning attributed to this social representation. In the theoretical framework we highlight Moscovici (1978), Jodelet (2001), Abric (2001), Silva (2007). Regard to technical used in the handling of data, used as instruments for data collection Free Association Test Words (FATW) and the questionnaire. In the tab, processing and analysis of data we use the EVOC software and categorical analysis technique content (Bardin, 1986). The found representation consists of predominant elements of common sense and has at its core the evocations "Great", "worn", "rivers" and "city".

Keywords: Geography. Teaching. Piauí.