Volume 7, número 13, jul./dez. 2016.

DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

João Carlos de Lima Neto

Neste artigo são apresentados e discutidos parte dos resultados de uma pesquisa monográfica realizada em 2015 com dezoito estudantes do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Goiás, e tem por objetivo propor reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos licenciandos no âmbito da realização do Estágio Supervisionado obrigatório. Os dados empíricos apresentados e discutidos neste texto referem-se às atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia I, e foram coletadas por meio de observação, análise documental e aplicação de questionário. Os desafios elencados e discutidos neste artigo estão relacionados, sobretudo, à fragilidade da parceria entre escolas e universidade, e à articulação entre formação teórica e o campo de atuação profissional.

Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Geografia. Estágio.

CHALLENGES OF SUPERVISED TRAINING IN TEACHER FORMATION IN GEOGRAPHY

In this article are presented and discussed some of the results of a monographic research conducted in 2015 with eighteen students of the degree course in Geography at the Federal University of Goiás, and aims to propose reflections about the challenges faced by undergraduates during the Supervised Internship required. The empirical data presented and discussed in this article refer to the activities carried out in the discipline Supervised Training in Geography I, and were collected through observation, document analysis and questionnaire application. The challenges listed and discussed in this article are related, especially, to the weakness of the partnership between schools and university, and the articulation between theoretical training and the professional practice field.

Keywords: Teacher training. Degree in Geography. Internship.