Volume 7, número 13, jul./dez. 2016.

O CONCEITO DE PAISAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR

Rodrigo Floriano Azambuja e André Quandt Klug

Este artigo aborda a temática do ensino dos conceitos da Geografia no contexto escolar, discute-se o tema a partir de autores que historicamente vêm desenvolvendo concepções e metodologias voltadas para a qualificação do ensino de Geografia na escola básica. Neste sentido, tem-se como principal objetivo discutir a partir da análise bibliográfica alguns dos conceitos-chave da Geografia, enfatizando mais especificamente o conceito de Paisagem, tendo em vista uma reflexão a respeito da construção deste conceito no contexto da educação básica. A metodologia utilizada para construção do texto foi uma revisão de literatura acerca das temáticas pertinentes. Desta forma, o texto está organizado em torno de três tópicos principais, a saber: primeiramente discutiu-se o ensino de Geografia, tendo como finalidade apontar suas definições e características; em uma segunda etapa do texto abordou-se o conceito de Paisagem na história do pensamento geográfico, a fim de demonstrar suas especificidades. Por fim, apresentou-se o conceito de Paisagem no âmbito do ensino de Geografia tendo em vista a construção de possibilidades didáticas em sua abordagem na escola básica.

Palavras-chave: Conceitos Geográficos. Paisagem. Ensino de geografia.

THE LANDSCAPE CONCEPT IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: REFLECTIONS ON SCHOOL GEOGRAPHY

This article approaches the teaching of the main concepts of Geography at school, and discusses the topic from authors that have historically been developing concepts and methodologies aimed at qualifying the Geography teaching in basic school. In this sense, the present article aims mainly at discussing, from the literature review, some of the key concepts of Geography, emphasizing more specifically the concept of Landscape, considering some reflection on the construction of such concept in the context of basic education. The methodology that was used for the text construction consists of a literature review on relevant subjects. Thus, the text is organized around three main topics. At first, it is discussed the key concepts of Geography, with the purpose of pointing its settings and features. Secondly, it is approached the concept of Landscape, in order to demonstrate its specificities in the context of Geography. Finally, it is presented the concept of Landscape specifically for Geography teaching in order to build didactic possibilities in its approach in basic school.

Keywords: Geographical Concepts. Landscape. Geography Teaching.