Volume 7, número 13, jul./dez. 2016.

ESPAÇO GEOGRÁFICO E PAISAGEM: DA ACADEMIA PARA A SALA DE AULA

Pedro Crist, Simone Koniski Guimarães e Susana Aparecida Fagundes de Oliveira

O presente artigo tem por escopo analisar a relação entre as discussões realizadas no âmbito acadêmico e aquelas propostas para a educação básica por intermédio do livro didático. Esta análise é realizada a partir de dois dos principais conceitos utilizados para dar inteligibilidade aos fenômenos estudados pela Geografia: Espaço Geográfico e Paisagem. Parte do confronto entre as discussões realizadas na pós-graduação e as abordagens e concepções adotadas no livro didático de geografia do 6º ano do Ensino Fundamental da coleção Projeto Araribá (PROJETO ARARIBÁ, 2010). A partir da análise realizada observa-se que, enquanto a geografia acadêmica está sendo posta constantemente em discussão, a geografia escolar – quando mediada apenas pelo livro didático – visa apresentar os conceitos como noções básicas e pressupõem a continuidade da reflexão e o aprofundamento das discussões nas séries seguintes.

Palavras-chave: Espaço Geográfico. Geografia. Livro Didático. Paisagem.

GEOGRAPHICAL AREA AND LANDSCAPE: THE ACADEMY FOR CLASSROOM

The scope of this article is to analyze the relationship between the discussions held in the academic field and those proposals for basic education through the textbook. This analysis is carried out from two of the main concepts used to give intelligibility to the phenomena studied by Geography: Geographic Space and Landscape and part of the confrontation between the discussions carried out in the graduate studies and the approaches and conceptions adopted in the textbook of geography of the 6th Year of the Elementary School of the Araribá Project collection (PROJETO ARARIBÁ, 2010). From the analysis carried out, it is observed that, while academic geography is constantly being discussed, school geography - when mediated only by the textbook - aims to present the concepts as basic notions and presuppose the continuity of reflection and the deepening of the discussions In the following series.

Keywords: Geographic Space. Geography. Textbook. Landscape.