Volume 9, número 17, jul./dez. 2018.

CIBERESPAÇOS DE RECURSOS DIDÁTICOS: OS REPOSITÓRIOS DIGITAIS E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Graziani Mondoni Silva
Vanessa Battestin Nunes

O uso de tecnologias digitais é crescente na educação, com isso, muitos recursos digitais são produzidos e estão disponíveis na web. Porém, muitas vezes os professores se sentem perdidos e inseguros, dada a grande quantidade e diversidade de materiais disponíveis e há dificuldades em identificar os que de fato podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, este artigo tem por objetivo analisar repositórios digitais que disponibilizam objetos de aprendizagem (OA) que possam ser uteis no ensino da Geografia escolar. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma revisão sistemática, através da qual foram selecionados repositórios digitais que trazem OA que podem contribuir ao processo de ensino-aprendizagem, identificando as séries/anos em que podem ser utilizados, a abordagem pedagógica predominante e quais os seus tipos de mídia. Os repositórios selecionados apresentam uma quantidade significativa de OA, os quais usam de diversos tipos de mídia para abordar os conteúdos geográficos. Observou-se que, entre os OA, há um predomínio dos tipos de mídias que favorecem uma ação pedagógica baseada na teoria de aprendizagem instrucional, enquanto que as demais abordagens pedagógicas são perceptíveis em um número reduzido de objetos de aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Objetos de aprendizagem. Ensino-aprendizagem.

CYBERSPACE OF EDUCATIONAL RESOURCES: THE DIGITAL REPOSITORIES AND THE TEACHING OF SCHOOL GEOGRAPHY

The use of digital technologies is increasing in education, with this, many digital resources are produced and are available on the web. However, teachers often feel lost and insecure, given the large quantity and diversity of available materials, and there are difficulties in identifying those that can actually help the teaching-learning process. Thus, this article aims to analyze digital repositories that provide learning objects (OA) that can be useful in the teaching of school geography. To achieve the proposed goal, a systematic review was carried out, through which digital repositories were selected that bring OA that can contribute to the teaching-learning process, identifying the series / years in which they can be used, the predominant pedagogical approach and which your media types. Selected repositories have a significant amount of OA, which they use from a variety of media to address geographic content. It was observed that, among OA, there is a predominance of media types that favor a pedagogical action based on the instructional learning theory, while the other pedagogical approaches are perceptible in a reduced number of learning objects.

Keywords: Digital technologies. Learning objects. Teaching-learning.