Volume 9, número 17, jul./dez. 2018.

UM ESTUDO SOBRE A GEOGRAFIA URBANA DE SANTA MARIA/RS COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Maurício Rizzatti
Natália Lampert Batista
Roberto Cassol

A Geografia Urbana dentro do contexto escolar é de extrema importância, pois permite entender a produção e reprodução do espaço nas cidades. Além disso, é um dos temas que devem ser desenvolvidos no terceiro ciclo (6º e 7º anos) da educação básica. Porém, para a aprendizagem de um tema tão complexo e significativo é de grande valia trabalhar com o espaço vivido. Com base nisso, desenvolveu-se a sequência didática apresentada no presente relato. Seu objetivo geral foi compreender a distribuição dos imóveis, por valor e por bairro, na área urbana do município de Santa Maria (RS). Constatou-se que a atividade proposta contribuiu para a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o raciocínio crítico sobre o que é a especulação imobiliária e com a identificação de elementos que comprovem isso em seu município de residência.

Palavras-chave: Especulação Imobiliária. Santa Maria. Ensino Fundamental.

A STUDY ON URBAN GEOGRAPHY OF SANTA MARIA/RS WITH ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS

Urban geography within the school context is extremely important because it allows us to understand the production and reproduction of space in cities. Besides that, it is one of the themes that should be developed in the third cycle (6th and 7th) year of basic education. However, in order to learn a topic as complex as this, it is of great value to work with the lived space. So, the didactic sequence presented in the present report was developed. Its general objective was the distribution of real estate, by value and by neighborhood, in the urban area of the county of Santa Maria (RS). It was found that the proposed activity contributed to a students' learning, developed or critical reasoning about what is a real estate speculation and with an identification of elements that prove this in their county of residence.

Keywords: Real Estate Speculation. Santa Maria. Elementary School.