Volume 9, número 17, jul./dez. 2018.

TEMÁTICAS DE DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Lucas Antônio Viana Botêlho

Os atuais roteiros do ensinar Geografia apresentam descompassos com os ritmos dos movimentos sociais contemporâneos. O engessamento das temáticas, tratadas tanto na formação quanto na prática dos professores de Geografia, reforça um forte caráter estruturalista e silenciador das diferenças e da diversidade em sala de aula e, consequentemente, na escola. O presente artigo pretende argumentar acerca das trajetórias de desafios e possibilidades para o trato das temáticas de diversidade na formação de professores e nas práticas escolares em Geografia. Para tanto, recorre-se ao levantamento de referências que permitam construir uma problematização necessária sobre a temática, incorrendo num entretecimento necessário entre tendências e perspectivas que fundamentem o acesso e a desmistificação do trato das questões.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Formação de professores. Diversidade. Diferenças.

THEMES OF DIVERSITY IN THE TRAINING AND PRACTICE OF THE TEACHERS OF GEOGRAPHY: TRAJECTORIES OF CHALLENGES AND POSSIBILITIES

The current itineraries of teaching Geography present disagreements with the rhythms of contemporary social movements. The plastering of the themes, treated both in the formation and in the practice of the teachers of Geography, reinforces a strong structuralist character and silencer of the differences and the diversity in the classroom and, consequently, in the school. This article intends to argue about the trajectories of challenges and possibilities for dealing with diversity issues in teacher education and in school practices in Geography. To do so, it is used the survey of references that allow to construct a necessary problematization on the thematic, incurring a necessary interweaving between tendencies and perspectives that base the access and the demystification of the treatment of the questions.

Keywords: Geography Teaching. Teacher training. Diversity. Differences.