Volume 9, número 17, jul./dez. 2018.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EM ESCOLA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL-TO

Genilza Paiva da Silva
Núbia Nogueira do Nascimento

Apresentamos neste trabalho as histórias em quadrinhos desenvolvidas pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Família Agrícola, município de Porto Nacional, Tocantins. Tem por objetivo analisar o uso das histórias em quadrinhos na disciplina de Geografia como proposta metodológica a partir do conhecimento das formas de linguagem para a construção de Histórias em Quadrinhos (HQs). A metodologia para a investigação pautou-se em levantamento bibliográfico sobre a temática como também na elaboração de oficinas juntamente com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Família Agrícola para a realização dos trabalhos. A utilização das histórias em quadrinhos para o ensino de Geografia torna-se bastante oportuna, já que trabalham com o texto e a imagem ao mesmo tempo e podem ser complementadas com diferentes ferramentas. Além da criatividade em utilizar os quadrinhos para auxiliar na aprendizagem é possível a realização de trabalho com caráter interdisciplinar.

Palavras-chave: Geografia. Ensino. Histórias em quadrinhos.

HISTORIES IN COMICS AS A METHODOLOGICAL PROPOSAL IN THE EDUCATION OF GEOGRAPHY IN THE SCHOOL FAMILY AGRICULTURE (EFA) PORTO NACIONAL / TO

We present in this work the histories in frames developed by the pupils of the 7th year of the Basic Teaching of the School Agricultural Family, local authority of National Oporto Tocantins. It has since objective analyses the use of the histories in frames in the Geography discipline like proposal metodológica from the knowledge of the forms of language for the Histories construction in Frames (HQs). The methodology for the investigation was ruled in bibliographical lifting on the theme just as preparation of workshops together with pupils of the seventh year of the Basic Teaching of the School Agricultural Family for the realization of the works. The use of the histories in frames for the Geography teaching becomes quite opportune, since they work with the text and the image at the same time and can be complemented with different tools, besides the creativity in using the frames to help in the apprenticeship the realization of work is possible with interdisciplinary character.

Keywords: Geography. Teaching. Histories in comics.