Volume 9, número 17, jul./dez. 2018.

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jaqueline Gorisch Wilkomm Fruet

A alfabetização cartográfica no ensino de geografia é considerada uma forma de compreensão do mundo em que a criança vive. Assim, levando em consideração esse pressuposto, buscou-se demonstrar a interação entre a linguagem cartográfica e a ciência geográfica a partir da reflexão teórico-metodológica de diversos autores. Esta reflexão foi elaborada e fundamentada na discussão sobre a possibilidade de integração das tecnologias ao conhecimento geográfico por meio das geotecnologias, e ainda, na importância da alfabetização cartográfica, assim como, sua carência nos anos iniciais do ensino fundamental, o que remete para a formação dos professores que atuam nessa etapa da educação básica. A alfabetização cartográfica quando adquirida é fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança, além de contribuir para a compreensão e representação do espaço vivenciado pela mesma.

Palavras-chave: Geografia. Cartografia. Ensino.

CARTOGRAPHIC LITERACY AND TEACHER TRAINING FOR ELEMENTARY SCHOOL

Cartographic literacy in geography teaching is considered a form of understanding in the world in which the child lives. Thus, taking into account this assumption, we sought to demonstrate the interaction between cartographic language and geographic science, based on the theoretical-methodological reflection of several authors. This reflection was elaborated and based on the discussion about the possibility of integrating technologies to geographic knowledge through geotechnologies, as well as the importance of cartographic literacy, as well as its lack in elementary education, which refers to the training of teachers who work in this stage of basic education. Cartographic literacy when acquired is fundamental for the cognitive development of the child, besides contributing to the understanding and representation of the space experienced by the child.

Keywords: Geography.  Cartography. Teaching.