Volume 10, número 18, jan./jun. 2019.

ANÁLISE DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Fábio Pessoa Vieira
Laura Santana Rodrigues

Neste estudo analisamos um livro didático de Geografia do 5ª ano do ensino fundamental,  utilizado em uma escola do município de Tocantinópolis- TO. O intuito foi analisar quais as temáticas referentes à Educação Ambiental estão presentes no livro didático de Geografia, reconhecendo se tais temáticas propiciam ao estudantes a problematização de seu cotidiano. Aqui compreendemos o livro didático como o principal instrumento pedagógico utilizado pelo professor em sala de aula, necessitando de análise quanto aos seus conteúdos veiculados. Logo, para fundamentação teórica buscamos autores e documentos, tais como Silva (2010), Sacristán (2000), Dias (2000), Guimarães (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais- Meio Ambiente (1997), dentre outros, que versam sobre o currículo e a Educação Ambiental. A análise do livro didático se desenvolveu a partir da metodologia de análise documental, assumindo o caráter investigativo acerca do conteúdo presente no documento. Como resultado da pesquisa destacamos a presença de temáticas ambientais no livro didático de Geografia, que em sua maioria evidencia conteúdos relativos a preservação e conservação do meio ambiente, o que faz da discussão sobre a Educação Ambiental uma necessidade a fim de propiciar um ambiente ecologicamente equilibrado.

Palavras-Chave: Educação Ambiental. Currículo. Escola.

ANALYSIS OF ENVIRONMENTAL THEMES IN A GEOGRAPHY TEXT BOOK

In this study, we analyzed a Geography text book from the 5th year of elementary school, used in a school in the city of Tocantinópolis-TO. Therefore, the intention was to analyze which the themes related to Environmental Education are present inserted in the didactic book of Geography, recognizing if these subjects propitiate to the students the problematization of their daily life. Here we understand the didactic book as the main pedagogical instrument used by the teacher in the classroom, needing analysis as to its contents. Therefore, we seek authors and documents, such as Silva (2010), Sacristán (2000), Dias (2000), Guimarães (2013), National Curriculum Parameters - Environment (1997), among others, and Environmental Education. The analysis of the didactic book developed from the methodology of documentary analysis, assuming the investigative character about the content present in the document. As a result of the research we highlight the presence of environmental themes in the textbook of Geography, which mostly show contents related to the preservation and conservation of the environment which makes the discussion about Environmental Education a necessity in order to provide an ecologically balanced environment.

Keywords: Environmental Education. Curriculum. School.