Volume 10, número 18, jan./jun. 2019.

AS PERCEPÇÕES DE “BRASIL” DE ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CENÁRIO POLÍTICO ATUAL

Victor Hugo Nedel Oliveira
Andreia Mendes dos Santos
Miriam Pires Corrêa de Lacerda

O cenário político atual do Brasil não é dos melhores e isto não é novidade para muitas pessoas. Ao mesmo tempo, na escola, o ensino de Geografia vem buscando ser mais próximo dos alunos e possibilitar reflexões críticas sobre os mais diferentes temas. Esta pesquisa buscou analisar as percepções de Brasil de estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário dividido em quatro partes, a saber: caracterização da amostra de pesquisa, sondagem sobre o acesso aos meios de comunicação, a apresentação de afirmações e a solicitação da concordância ou discordância com as mesmas e uma pergunta aberta versando sobre as visões e desejos de futuros para o país. Os resultados apontaram que a televisão ainda continua sendo o principal meio de acesso à informação dos sujeitos pesquisados em detrimento à leitura de jornais ou ao acesso de sites de notícias. Ao mesmo tempo, se pode constatar que os sujeitos concordam que o Brasil é um país com muita corrupção e discordam que haja políticos bons no país. Verifica-se que a grande parte dos sujeitos, mesmo reconhecendo os problemas estruturais do Brasil, acredita que é possível um futuro melhor e com a diminuição de tais situações.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Brasil. Ensino Fundamental.

THE "BRAZIL" PERCEPTIONS OF 7TH YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATION IN THE CURRENT POLITICAL SCENARIO

Brazil's current political scenario is not one of the best and this is not news to many people. At the same time, in the school, the teaching of Geography has been trying to be closer to the students and to make possible critical reflections on the most different subjects. This research sought to analyze the perceptions of Brazil of seventh year students of a school in the public network of Porto Alegre. To achieve the proposed objectives, a questionnaire was divided into four parts, namely: characterization of the research sample, survey on access to the means of communication, the presentation of affirmations and the request of agreement or disagreement with them and a question open about the visions and desires of futures for the country. The results pointed out that television still remains the main means of access to the information of the subjects surveyed at the expense of reading newspapers or accessing news sites. At the same time, one can see that the subjects agree that Brazil is a country with a lot of corruption and disagree that there are good politicians in the country. It is verified that the great part of the subjects, even recognizing the structural problems of Brazil, believes that a better future is possible and with the diminution of such situations.

Keywords: Geography Teaching. Brazil. Fundamental Education.