Volume 10, número 18, jan./jun. 2019.

PAISAGENS DO MEDO EM GEOGRAFIA: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO

Wilcilene da Silva Corrêa
Amélia Regina Batista Nogueira

Este artigo traz uma discussão acerca do medo a partir da percepção de alunos de ensino fundamental e médio e visa relacioná-los às reflexões propostas na obra “Paisagens do medo”, de Yi-Fu Tuan, que tem como tema central o medo humano e perpassa faixas etárias e momentos históricos da humanidade. Neste sentido, foram ouvidos 145 alunos com idades entre 11 e 18 anos acerca de seus medos e a relação desses medos com a geografia dos lugares. Chegou-se à conclusão inicial de que muitos apresentam dificuldades em estabelecer a espacialidade para descrever seus medos, e deste modo relacioná-los à Geografia. Os espaços mais citados como lugares de medo foram, respectivamente, cemitério, lugar escuro, floresta/mata, casa de parentes, lugar abandonado, lugar alto e rios/lagos.

Palavras-chave: Paisagens do medo. Conceito de Lugar. Geografia. Yi-Fu Tuan.

LANDSCAPES OF FEARS IN GEOGRAPHY: THE PERCEPTION OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS

This article discusses fear from the perception of elementary and high school students and aims to relate them to the reflections proposed in Yi-Fu Tuan's “Landscapes of Fear”, whose central theme is human fear and it crosses age groups and historical moments of humanity. In this sense, 145 students aged 11 to 18 years were heard about their fears and the relationship of these fears with the geography of the places. The initial conclusion is that many students have difficulties in establishing spatiality to describe their fears, that way relate them to geography. The spaces most cited as places of fear were, respectively, cemetery, dark place, forest / forest, house of relatives, abandoned place, high place and rivers / lakes.

Keywords: Landscapes of fear. Concept Place. Geography. Yi-Fu Tuan.