Volume 10, número 18, jan./jun. 2019.

A ESCOLA COMO LUGAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto
Lineu Aparecido Paz e Silva

As ações existentes na política de formação continuada de professores ocorrem de maneira desconexa, os cursos em muitos casos não têm continuidade e quando muda o governo muitos cursos são extintos. Diante disso, há a necessidade que se construa a concepção de que a formação docente também pode considerar a escola como lugar central, sendo necessário para isso o envolvimento cooperativo dos diretores, dos coordenadores e dos professores.  Tais ações não constituem uma panaceia, mas, sem dúvida, acreditamos que podem contribuir na elaboração de possibilidades para os professores de Geografia no enfrentamento das inúmeras situações em prol do desenvolvimento do raciocínio geográfico junto ao aluno na educação básica. Sendo assim, este estudo objetiva analisar o papel da escola na formação continuada do professor de Geografia. Diante disso, utilizamos como procedimento a pesquisa bibliográfica, a qual foi realizada por meio das seguintes etapas: levantamento bibliográfico, leituras, fichamentos, discussões, análises e produção de relatório. Como os estudos na área da educação são complexos e dinâmicos, utilizamos o método da pesquisa qualitativa, pois  nos forneceu condições para fazermos as análises das produções das informações. Os resultados mostraram que a formação continuada faz parte de um conjunto de elementos para o desenvolvimento profissional docente, dentre esses, o fazer pedagógico na escola tem um papel central, uma vez que a maior parte do tempo do professor se dá neste espaço.

Palavras-chave: Profissão. Processo. Aprendizagem.

THE SCHOOL AS A PLACE OF CONTINUED TRAINING OF THE GEOGRAPHY TEACHER

The existing actions in the politics of continuous formation occur in a disconnected way, the courses in many cases do not have continuity and when it changes of government many courses are extinct. Faced with this, there is a need to build the conception that teacher education can also consider the school as a central place, requiring the cooperative involvement of the principals, coordinators and teachers. These actions, although not the panacea, but undoubtedly, we believe that they can contribute in the elaboration of possibilities for the teachers of Geography in facing the numerous situations in favor of the development of the geographic reasoning with the student in basic education. Thus, this study aims to analyze the role of the school in the continuing education of the geography teacher. Therefore, we used as a procedure the bibliographic research, which was performed through the following steps: bibliographic survey, readings, records, discussions, analysis and report production. Since education studies are complex and dynamic, we used the method of qualitative research, as it provided us with the conditions to analyze the productions of information. The results showed that continuing education is part of a set of elements for the professional development of teachers, among them, the pedagogical make-up at the school plays a central role, since most of the teacher's time takes place in this space.

Keywords: Profession. Process. Learning.