Volume 10, número 19, jul./dez. 2019.

O ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE SÃO RAFAEL-RN: PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Maria das Graças de Medeiros Santos
Josiel de Alencar Guedes

A Cartografia é um dos ramos da Geografia que compreende o estudo das representações cartográficas por meio de ferramentas como mapas, gráficos, etc., que podem ser visualizados em atlas escolar. Nesse sentido a cartografia escolar facilita um processo de desenvolvimento de criticidade. Assim, o presente trabalho consiste em uma análise do processo de elaboração do Atlas Escolar Municipal de São Rafael-RN. Esse atlas foi elaborado para ser utilizado por alunos e alunas do ensino fundamental, no qual eles podem ter uma visão geográfica do município. Esse material foi construído durante um projeto de pesquisa de iniciação científica. Para a confecção do material, utilizaram-se de revisão bibliográfica, visitas in loco e produção de mapas, gráficos e tabelas. Com base na BNCC e nos PCNs, entende-se que ele é um material importante enquanto ferramenta didática que dinamiza o ensino/aprendizagem em Geografia. Dessa forma, o Atlas Escolar Municipal de São Rafael-RN contribui e dinamiza o ensino de Geografia, permitindo o entendimento do lugar, por meio das informações referentes ao município.

Palavras-chave: Cartografia. Atlas Escolar Municipal. Ensino de Geografia. BNCC. São Rafael-RN.

SÃO RAFAEL (RIO GRANDE DO NORTE STATE) MUNICIPAL SCHOOL ATLAS: CONSTRUCTION PROCESS ANALYSIS

The cartography is one of the branches of geography that comprises the study of cartographic representation sthrough tools such as maps, graphs, etc., which can beviewed in school atlases. In this sense, school cartography facilitates this process of criticality development. Thus, the present work consist sofan analysis of the elaboration process of the Municipal School Atlas of São Rafael-RN. This atlas is designed for use by elementary students, where they can have a geographical view of the municipality. This material was built during a research project of scientific initiation. For the preparation of the material, we used literature review, site visits and production of maps, graphs and tables. Based on the BNCC and the PCNs, it is understood that it is an important material as a didactic tool that streamlines teaching/learning in geography. Thus, the Municipal School Atlas of São Rafael-RN contributes and streamlines the teaching of geography, allowing the understanding of the place, through information regarding the municipality.

Keywords: Cartography. Municipal school Atlas. Geography teaching.