Volume 10, número 19, jul./dez. 2019.

PRECIPITAÇÃO NA AMAZÔNIA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MANAUS

Marcela Vieira Pereira Mafra
Alfredo Borges de Campos
Roberto Greco

A região amazônica é uma das áreas com maiores índices de precipitação do mundo, isso é resultante da intensa evapotranspiração local que contribui para a reciclagem das chuvas, aliada a outros fatores de meso e larga escala.O objetivo desse artigo é descrever como os alunos da Ensino Fundamental II explicam as causas da elevada precipitação na região amazônica. Para isso, foi realizada pesquisa com 147 aluno do 9⸰ ano de escolas municipais da cidade de Manaus. As respostas dos alunos foram classificadas por meio da orientação da Análise do Conteúdo. Os resultados mostram que, de maneira geral, os alunos não compreendem a complexa interelação entre processos atmoféricos e os fatores ambientais que resultam no elevado índice de precipitação que a região apresenta.

Palavras-chave: Ensino. Geografia. Chuvas.

PRECIPITATION IN THE AMAZON: PERCEPTION OF MANAUS STUDENTS

The Amazon region is one of the areas with the highest precipitation rates in the world, resulting from intense local evapotranspiration that contributes to rainfall recycling, combined with other meso and large scale factors. The objective of this article is to describe how the elementary school students explain the causes of high rainfall in the Amazon region. For this, a survey was conducted with 147 students from the 9th grade of municipal schools in the city of Manaus. Student responses were classified using the Content Analysis guidance. The results show that, in general, students do not understand the complex interrelationship between atmospheric processes and the environmental factors that result in the high precipitation index that the region presents.

Keywords: Teaching. Geography. Rain.