Volume 10, número 19, jul./dez. 2019.

OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA SUPERIOR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFPI

Silvana Araújo Maciel
Daniela Miranda Araújo

Ao longo do século XX, ocorreram diversas transformações nas universidades brasileiras devido à expansão das atividades acadêmicas, como a ligação da pesquisa aos critérios de ingresso, ascensão e estabilidade profissional, contribuindo para o aumento da
competitividade no meio acadêmico. Este artigo teve como objetivo geral analisar o processo de formação dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO da Universidade Federal do Piauí - UFPI, destacado os possíveis desafios e/ou dificuldades do aprender a ensinar no ensino superior. Os objetivos específicos foram: analisar as contribuições das disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPI para a docência no ensino superior; entrevistar os egressos do Programas de PósGraduação em Geografia da UFPI; propor sugestões didático-metodológicos que contribuam para uma melhor preparação e atuação dos docentes no Programa de Pós-Graduação em Geografia. A fim de alcançar os objetivos serão abordados temas como: formação inicial e continuada, docência no ensino superior, procedimentos didáticos-metodológicos. Para tanto a pesquisa bibliográfica em livros e periódicos bem como a utilização de uma abordagem qualitativa foram de grande importância. A pesquisa de campo foi realizada com 4 docentes, egressos, onde buscamos coletar dados através da técnica de entrevista. Os resultados da pesquisa contribuirão para aquecer o debate sobre os atuais modelos de formação docente inicial e continuada, sugerindo algumas possibilidades e caminhos a seguir para o aprimoramento da sua formação e atuação docente, além de ressaltar a importância da adequação da profissão de professor para a realidade acadêmica atual.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Mercado de trabalho. Estabilidade.

RAINING PATHS AND HIGHER EDUCATION: EXPERIENCE REPORTS FROM THE UFPI GEOGRAPHY GRADUATE PROGRAM

Throughout the twentieth century, there were several transformations in Brazilian universities, due to the expansion of academic activities such as linking research to the criteria of admission, ascension and professional stability, contributing to the increase of competitiveness in the academic environment. This article aimed to analyze the process of graduation of graduates of the Graduate Program in Geography - PPGGEO of the Federal University of Piauí - UFPI, highlighting the possible challenges and / or difficulties of learning to teach in higher education. The specific objectives were: to analyze the contributions of the disciplines offered by the UFPI Geography Graduate Program to higher education teaching; interview the graduates of the Graduate Programs in Geography at UFPI; propose didactic-methodological suggestions that contribute to a better preparation and performance of the teachers in the Graduate Program in Geography. In order to achieve the objectives will be addressed topics such as: initial and continuing education, teaching in higher education, didactic-methodological procedures. For both bibliographic research in books and periodicals as well as the use of a qualitative approach were of great importance. The field research was conducted with 4 teachers, graduates, where we sought to collect data through the interview technique. The results of the research will contribute to warm the debate about the current models of initial and continuous teacher education, suggesting some possibilities and ways to follow for and improvement of its teacher formation and performance, besides emphasizing the importance of the adequacy of the teaching profession for academic reality of the current.

Keywords: Pedagogical practice. Job market. Stability.