Volume 10, número 19, jul./dez. 2019.

DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE GEOGRAFIA, REDAÇÃO E LITERATURA: CONHECENDO OS PROBLEMAS DA CIDADE E PROPONDO SOLUÇÕES

Romerito Valeriano da Silva
Cláudia Mara de Souza
Erica Drumond Fontes Silva

O presente trabalho é o relato de uma experiência interdisciplinar desenvolvida por meio de um projeto envolvendo as disciplinas de Geografia, Redação e Literatura com alunos do 2º ano do ensino médio. O componente curricular urbanização é um tema da disciplina de Geografia e pode ser abordado de forma a propiciar o desenvolvimento de competências analíticas e propositivas por parte dos estudantes, convertendo-se em estratégia para o despertar da cidadania. Nas disciplinas de Redação e Literatura, a leitura e a escrita de diferentes gêneros textuais fazem parte da proposta curricular do ensino médio. De forma a possibilitar o diálogo entre essas áreas, foi feito um reordenamento programático de maneira que o tema urbanização fosse tratado na disciplina de Geografia concomitante à discussão de gêneros textuais nas disciplinas de Literatura e Redação. Para mediar o processo de aprendizagem, foi proposto um trabalho a ser realizado em grupos. Cada grupo de estudantes recebeu a tarefa de escrever uma reportagem/denúncia de algum problema urbano vivenciado em sua cidade de moradia. Posteriormente, a mesma equipe deveria escrever um artigo de opinião no qual apresentaria alternativas viáveis para a solução ou amenização do problema. Com o objetivo de garantir um acompanhamento mais sistemático por parte dos professores e uma escrita de fato colaborativa, foi usada a ferramenta de construção de documentos da plataforma Google Drive. Os resultados positivos dos trabalhos e o bom aproveitamento dos alunos nas atividades formativas e somativas que abordaram a temática urbanização são indicadores da eficácia da proposta pedagógica desenvolvida.

Palavras-chave: Ensino. Urbanização. Geografia. Literatura. Redação.

POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN GEOGRAPHY, WRITING AND LITERATURE: KNOWING THE CITY'S PROBLEMS AND PROPOSING SOLUTIONS

The present paper is the report of an interdisciplinary experience developed through a project involving the subjects of Geography, Writing and Literature with students of the 2nd year of High School. The curricular component of urbanization is a subject of the discipline of Geography and can be approached in order to foster the development of analytical and propositive competences on the part of the students, becoming a strategy for awakening citizenship. In the subjects of Writing and Literature, the reading and writing of different textual genres are part of the curricular proposal of secondary education. In order to make possible the dialogue between these areas, a programmatic reordering was done so that the theme urbanization was treated in the discipline of Geography concomitant to the discussion of textual genres in the disciplines of Literature and Writing. In order to mediate the learning process, a work was proposed to be carried out in groups. Each group was given the task of writing a report / denunciation of some urban problem experienced in the city of student housing. Subsequently, the same team should write an opinion article in which it would present viable alternatives to the solution or mitigation of the problem. In order to ensure a more systematic monitoring by teachers and collaborative writing, the document was building tool of the Google Drive platform was used. The positive results of the work and the good use of the students in the training and summative activities that approached the theme of urbanization are indicators of the effectiveness of the pedagogical proposal developed.

Keywords: Teaching. Urbanization. Geography. Literature. Writing.