Volume 10, número 19, jul./dez. 2019.

IMPACTOS DA COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE EIRUNEPÉ-AM

Danielton Jhonath Xavier Leitão
Alex Almeida Coelho

O artigo analisa impactos da complementação de carga horária, fora da área de formação de professores, nas escolas da rede estadual de ensino na cidade de Eirunepé, estado do Amazonas. Buscou-se responder quais possíveis impactos na execução da atividade docente e as dificuldades impostas pelo arranjo de complementação de carga horária nas diferentes disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, enfocando, especificamente, a geografia. A pesquisa teve um caráter qualitativo. Os dados apontam para um cenário preocupante em relação aos impactos negativos tanto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como para a precarização do trabalho docente, uma vez que a lotação de professores para atuar em disciplinas fora de suas áreas de formação pode acarretar ineficiência das aulas desenvolvidas. Concluiu-se que a complementação de carga pela simples necessidade curricular, promove a ineficiência do processo ensino-aprendizagem e baixa produtividade de professores e alunos, sendo extremamente nociva à educação.

Palavras-chave: Trabalho docente. Desvio de função. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Geografia.

IMPACTS OF TEACHERS 'WORK CHARGE COMPLEMENTATION FOR TEACHING GEOGRAPHY IN EIRUNEPÉ CITY SCHOOLS (BRAZIL)

The article analyzes the impacts of the work load complementation, outside the teacher training area, of the state schools in Eirunepé city, state of Amazonas (Brazil). We sought to answer what possible impacts on the performance of teaching activity and the difficulties imposed by the arrangement of work load complementation in the different subjects of elementary and high school, focusing specifically on geography. The research had a qualitative character. The data point to a worrying scenario, regarding the negative impacts both in the teaching and learning process of students, as well as the precariousness of the teaching work, since the teachers' capacity to work in subjects outside their areas of formation can lead to in efficiency of the developed classes. It was concluded that the complementation of the load by the simple need of curriculum, promotes the inefficiency of the teachinglearning process, low productivity of teachers and students, being extremely harmful to education.

Keywords: Teaching work. Function desviation. Elementary school. High school. Geography.